Museu Virtual

PROGRAMA VICE VERSA

  • 17/08/2020 - 16/09/2020 - 23/10/2020 - 30/11/2020 - 14/12/2020
  • 19:00
  • Canal do MZUSP no Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCoY7ZOPWj3FnmNrF5wlJXgQ
/
/
PROGRAMA VICE VERSA

Programa de entrevistas ao vivo coordenado pelo Vice-Diretor do Museu de Zoologia da USP (MZUSP). Com encontros mensais no canal do MZUSP no YouTube, os episódios de Vice Versa trazem temas do cotidiano e dos bastidores do museu. Alunos, egressos, servidores e docentes conversam sobre suas atividades e os impactos produzidos pela pandemia do novo coronavírus. Além de divulgar o conhecimento científico, esse programa do MZUSP, em tempos de distanciamento social, tem o objetivo de manter a direção, seus colaboradores e a sociedade mais próximos.  

MARCELO DUARTE possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado do Museu de Zoologia da USP e pesquisador associado do National Museum of Natural History, Washington, DC, EUA. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática, Taxonomia e Biologia de Lepidoptera (mariposas e borboletas), atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, morfologia, taxonomia. Vice-Diretor do Museu de Zoologia da USP (02/2018 – 12/2021).

19/08/2020 ” E o que fazemos no distanciamento social…”. Talita Roell = Mestre e Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado (UnC-2012). Atualmente pós-doutoranda no Museu de Zoologia da USP. Tem experiência em Zoologia, com ênfase em Entomologia. Atua principalmente com taxonomia, morfologia, sistemática e biologia de Pentatomidae (Insecta-Hemiptera)

16/09/2020, a partir das 19h “Antes, durante e depois da pandemia”. Alberto Barbosa de Carvalho = Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, mestrado em Ciências – Museu Nacional/UFRJ e doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo. Desde 2007 atua como Especialista em Pesquisa e Collection Manager no Laboratório de Paleontologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de répteis e anfíbios fósseis e recentes, curadoria de coleções e preparação de fósseis de vertebrados.

23/10/2020, a partir das 19h “Sobre Arte e Ciência”. Felipe Alves Elias = Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos, mestrado em Geociências (modalidade Geologia Regional) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, e em Museologia, pela Universidade de São Paulo. Ocupa hoje o cargo de Especialista em Pesquisa / Apoio de Museu, na Seção de Museologia da Divisão de Difusão Cultural – Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse e atuação: Comunicação Museológica, Divulgação Científica, Ilustração Científica, Paleontografia, Paleontologia Geral, Paleozoologia de Vertebrados.
30/11/2020, a partir das 19h “Ai, ai que saudade que eu tenho da Bahia (de SP)…”. Priscila Camelier = Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduação lato senso (especialização) em Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental pela Universidade Salvador, mestrado em Diversidade Animal: Zoologia pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Ciências (Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade) pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Museu de História Natural da Bahia (IBIO/UFBA) e docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (IBIO/UFBA). Membra do corpo editorial do periódico Neotropical Ichthyology, do Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Peixes e Eglas Ameaçados de Extinção da Mata Atlântica e dos coletivos Ictiomulheres e Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em sistemática, taxonomia, genética, filogeografia e biogeografia de peixes de água doce.
14/12/2020, a partir das 19h “AATGCTCC, vem que eu te explico…”. Jaqueline Battilana = Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular.

O PROGRAMA VICE VERSA DO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP TAMBÉM É EXIBIDO PELA PLATAFORMA SPOTIFY NO FORMATO PODCAST!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email