Menu

Disciplinas

O programa oferece treinamento altamente qualificado para o profissional nas duas principais linhas de pesquisa do Programa (1. Filogenia e Evolução; e 2. Taxonomia e Biodiversidade Animal). Os processos de ensino e aprendizagem implementado nessas disciplinas incluem: a realização de aulas práticas na maioria dos cursos (em laboratório e no campo); elaboração de trabalhos finais de disciplinas além das constantes redações de artigos científicos e trabalhos a serem apresentados em eventos científicos; apresentação de palestras e seminários; levantamento bibliográfico; coleta, preparação e preservação de espécimes; atividades que simulem relatórios técnicos com aplicação direta em consultorias ambientais como EIA/RIMAs. Além de atender nossos alunos, muitas de nossas disciplinas têm atraído pós-graduandos de outros programas, uma procura vem aumentado gradativamente. 

Nossas disciplinas estão divididas em quatro tipos básicos:

1. Teóricas – Disciplinas que apresentam e trabalham os conceitos fundamentais e as abordagens teóricas relacionadas a cada uma das duas linhas de pesquisa do Programa. Na primeira destas linhas (Filogenia e Evolução), as disciplinas teóricas são: “MZP5002 – Sistemática Filogenética”, “MZP5007 – História do Pensamento Evolutivo no Século XIX”, “MZP5005 – Biogeografia Histórica”, “MZP5032 – Novas Perspectivas em Sistemática Molecular” e “MZP5008 – O Papel dos Museus de História Natural no Século XXI”. Na segunda linha de pesquisa do Programa (Taxonomia e Biodiversidade Animal), as disciplinas teóricas são: “MZP5003 – Padrões Biogeográficos da Biota Terrestre e sua História”, “MZP5034 – Princípios de Taxonomia e Nomenclatura Zoológicas” e “MZP5013 – História Evolutiva dos Insetos”.  

2. Metodológicas ou instrumentais – Disciplinas voltadas para abordagens metodológicas, técnicas e análises utilizadas para o avanço do conhecimento nas três linhas de pesquisa do programa. Na primeira destas linhas (Filogenia e Evolução), as disciplinas metodológicas são: “MZP5028 – Análise Filogenética de Caracteres Fenotípicos: Teoria e Prática”, “MZP5033 – Fundamentos de Sistemática Molecular” e “MZP5029 – Curadoria de Coleções em Museus de História Natural”. Na segunda linha de pesquisa do programa (Taxonomia e Biodiversidade Animal), as disciplinas metodológicas são: “MZP5030 – Publicações Zoológicas: Fundamentos e Bases Práticas”, “MZP5029 – Curadoria de Coleções em Museus de História Natural”, “MZP5027 – Sistemática e Evolução dos Tetrápodes (Módulo 2): Diversidade e Prática de Campo”, “IMU5006 – Museus de História Natural: Origens, Histórico e Funções” e “MZP5036 – Evolução do Sistema Musculoesquelético em Actinopterygii”. 

3. Aprofundamento do conhecimento em grupos zoológicos específicos – Oferecem conhecimento aprofundado sobre vários aspectos dos diferentes grupos taxonômicos, consubstanciados no acervo científico do Museu de Zoologia da USP. Essas disciplinas incluem aulas práticas em campo ou em laboratório, e são: “MZP5026 – Miologia Comparada de Peixes Ósseos”, “MZP5031 – Evolução e Diversidade de Actinopterygii Marinhos”, “MZP5010 – Origem e Evolução de Arthropoda”, “MZP5017 – Dipterologia”, “MZP5009 – Origem e Evolução do Comportamento Social em Insetos”, “MZP5012 – Insetos Imaturos: Metamorfose e Identificação”, “MZP5014 – Sistemática e Biodiversidade de Insetos I”, “MZP5015 – Sistemática e Biodiversidade de Insetos II”, “MZP5016 – Sistemática e Biologia de Isoptera (Insecta)”, “MZP5019 – Sistemática e Biogeografia de Crustáceos Decapoda”, “MZP5021 – Sistemática de Peixes de Água Doce Neotropicais”, “MZP5023 – Paleontologia de Vertebrados”, “MZP5020 – Peixes Marinhos do Brasil: Taxonomia, Distribuição Geográfica e Repartição Ambiental”, “MZP5024 – Ornitologia: Anatomia, Evolução e Conservação das Aves”, “MZP5018 – Diversidade e Evolução de Mollusca”, “MZP5025 – Sistemática, Taxonomia e Diversidade de Lepidoptera”, “MZP5022 – Taxonomia e Evolução dos Mamíferos da América do Sul”, “MZP5035 – Biogeografia de Peixes de Água Doce” e “MZP5037 – Sistemática e Evolução de Porífera”.

 4. Tópicos especiais – A disciplina “MZP5004 – Tópicos Especiais em Sistemática, Evolução e Biodiversidade” corresponde a um ciclo de seminários ou palestras que apresentam e promovem o debate sobre temas atuais da Zoologia. 

Para consultar o catálogo completo e atualizado de disciplinas oferecidas no STBio, clique aqui.