DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2021

• 18/05/2021
  • 0:00 às 23:59
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2021

Nesta terça-feira, dia 18 de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data é marcada desde 1977 pelo ICOM (International Council of Museums) com o objetivo de promover a conscientização da importância dos museus como espaços de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento da compreensão mútua, cooperação e harmonias entre povos.

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar foi o tema escolhido para conduzir as atividades das comemorações de 2021. Em um momento tão delicado, que ainda nos mantém fisicamente distantes – fundamental para nosso próprio resguardo e segurança – reimaginar o futuro dos museus significa transpor novas fronteiras para a contribuição desses espaços na preservação dos elos da cadeia que nos une ao planeta.

Aqui no Museu de Zoologia estamos com saudades de ter nosso público circulando na galeria de exposições, interagindo conosco através de nossos programas de comunicação e atividades educativas. Sabemos, contudo, que o momento ainda é de cuidado – para vocês e para nós. Por isso, enquanto a oportunidade de estarmos novamente juntos aqui não chega, continuamos mantendo nossas portas e corações abertos a todos, através de nossas redes sociais, nosso site e nossa galeria virtual de exposição.

Para marcar essa celebração estaremos participando de diversas atividades em parceria com outros museus, como o webinário “Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários”, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de maio (saiba mais aqui), promovido pelo Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP).

Também estaremos participando do webinário ”Museus de Ciências: desafios futuros”, que acontecerá entre os dias 17 e 20 deste mês, promovido pelo Museu Regional do Alto Uruguai – Murau (Erechim, RS). No dia 20, a partir das 14h horas, haverá uma mesa redonda com a participação do museólogo Felipe A. Elias, da Divisão de Difusão Cultural. O evento é gratuito e com certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas em: https://www.uricer.edu.br/site/informacao_eventos#museusrs#museusgauchos#19snm#ibram#semananacionaldemuseus#semanadosmuseus2021