
Prof. Dr. Marcelo Duarte da Silva, Diretor do Museu de Zoologia da USP, é candidato para compor a Câmara de Avaliação Institucional da USP – área das Ciências Biológicas e da Saúde. Abaixo seguem sua carta de apresentação e seus compromissos com a comunidade uspiana.
Prezada/o colega,
Ao cumprimentá-la(o) cordialmente, tomo a liberdade para apresentar minha candidatura a representante da área de Ciências Biológicas e da Saúde, na Câmara de Avaliação Institucional (CAI). Caso eleito, meu compromisso será o de contribuir para promover um novo patamar de excelência à Universidade de São Paulo, respeitando e reconhecendo os esforços de todas e todos em favor das missões, dos valores e rumos de suas Unidades de Ensino, Museus e Institutos Especializados. Sou de uma instituição que enxerga a excelência e a pluralidade como sendo partes essenciais de um processo natural de valorização da nossa Universidade. É neste sentido que compreendo que minha participação vem ao encontro do que a comunidade espera para os próximos processos de avaliação institucional: um compromisso com o reconhecimento da diversidade e pluralidade que nos caracteriza, em prol de uma busca por novos patamares de excelência em nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária.
Atualmente, sou Professor Associado 3 e desenvolvo minhas atividades acadêmicas no Museu de Zoologia da USP, atuando na área de Entomologia, com experiência no estudo da diversidade e evolução de borboletas e mariposas neotropicais. Participo de grupos de pesquisa em diferentes instituições nacionais e estrangeiras e, desde 2005, sou Pesquisador Associado do National Museum of Natural History, Washington, DC, USA.
Das minhas experiências em outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras, pude ter contato com diferentes modelos de gestão acadêmica e administrativa, e a essas experiências somam-se muitas outras desde que ingressei, em 2006, como docente do Museu de Zoologia da USP (MZUSP).
O MZUSP é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. Possui um acervo científico com mais de 12 milhões de exemplares. Sua estrutura administrativa se assemelha bastante a de outras unidades maiores da USP. É uma instituição que possui a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como traços característicos em seus valores e missões. Possui cinco comissões estatutárias, das quais participei/participo como presidente em quatro (Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão e Inclusão e Pertencimento), com atuação nos respectivos conselhos centrais da Reitoria, acompanhando proximamente o cotidiano das Unidades, Museus e Institutos Especializados. Fui Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do MZUSP (2013-2016). Sou ainda orientador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, do Instituto de Biociências da USP desde 2005. Atuei na elaboração e no acompanhamento do Plano Decenal de Desenvolvimento Institucional do MZUSP (2006-2015) e, mais recentemente, fui membro titular da Comissão Coordenadora do Plano Acadêmico Institucional do Museu de Zoologia (2018-2022). A essas atuações na gestão universitária, tive ainda o privilégio de ser membro eleito da Câmara de Avaliação dos NAPs, na Pró-Reitoria de Pesquisa (2014-2016), membro do Conselho Deliberativo do Centro de Preservação Cultural (CPC) (2008-2013), Vice-diretor (2018-2021) e, agora, Diretor do Museu de Zoologia (2021-2025). Fui responsável pela criação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos do MZUSP em 2020, e no início da gestão como Diretor, criei o Programa MZ DIVERSIFICA, voltado às questões dos grupos minoritários da comunidade mzuspiana. Por fim, destaco minha atuação recente (desde maio de 2022) no Grupo de Trabalho da Reitoria para retomada das obras na Praça dos Museus.
Acredito que minhas experiências no ensino, na pesquisa, extensão e gestão universitária, ao longo de quase duas décadas na área de Ciências Biológicas, qualificam-me para me apresentar como candidato para compor a Câmara de Avaliação Institucional, com o compromisso de resgatar o diálogo com toda a comunidade uspiana (da capital e do interior), valorizando a diversidade, a pluralidade de ideias e o sentimento de pertencimento.
Diante desse resumo das minhas qualificações e aspirações como membro representante da área das Ciências Biológicas e da Saúde na Câmara de Avaliação Institucional, venho, respeitosamente, pedir seu apoio para construirmos um processo avaliativo transparente, inclusivo e moderno, respeitando a liberdade acadêmica, a diversidade das nossas atividades, do nosso quadro de discentes, servidores e docentes, nos seus diferentes campi, para alcançarmos novos patamares de responsabilidade social, protagonismo e excelência na pesquisa e na ciência.
Atenciosamente,
Marcelo Duarte