Em Cartaz

/
/
Biodiversidade: conhecer para preservar

BIODIVERSIDADE

CONHECER PARA PRESERVAR

Biodiversidade: conhecer para preservar
Museu temporariamente fechado em virtude da pandemia Covid-19. Estamos trabalhando em novos protocolos de segurança para a reabertura gradual em Dezembro próximo. Novidades em breve.

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo tem como principal atividade compreender padrões e processos da Biodiversidade brasileira. Somos guardiões de uma das maiores coleções de nossa fauna. Sendo o Brasil um país megadiverso, que abriga cerca de 20% de toda a Biodiversidade do planeta, nossa tarefa não é trivial.​

A taxonomia sofreu transformações ao longo da história. Novos paradigmas, como a teoria evolutiva, mudaram a sua característica de disciplina descritiva para analítica. Novas ferramentas, como a biologia molecular, forneceram novas evidências para o estabelecimento de hipóteses e reconhecimento de novas espécies. O conhecimento adquirido possibilitou a introdução de novas variedades de animais e plantas em nossas atividades econômicas e culturais e estimulou o crescimento de indústrias e economias bio-inspiradas. Entretanto, é a crise atual da Biodiversidade que coloca nossa atividade no centro das atenções. Precisamos conhecer a Biodiversidade.

O sustento de mais de 7 bilhões de seres humanos altera radicalmente as paisagens da Terra, erodindo a Biodiversidade. Quando ela se torna escassa, ficamos mais pobres e precisamos encontrar soluções para garantir que a natureza continue a nos prover com os serviços ecossistêmicos. Nossa interferência é de tal magnitude que alguns já a equiparam a uma força geológica, inaugurando uma nova “era”: o Antropoceno. Convidamos vocês a olharem mais de perto para a Biodiversidade e a conhecerem um pouco do que ajudamos a construir, no intuito de preservá-la. Esta missão é de todos nós. Sem a Biodiversidade, não existimos.