Microtomografia (CT-Scan)

/
/
/
Microtomografia (CT-Scan)

Normas para o acesso aos serviços do Laboratório

O acesso ao Laboratório para uso do microtomógrafo computadorizado será garantido a todos os pesquisadores e seus grupos de trabalho das unidades de pesquisa, cultura e extensão da Universidade de São Paulo e seus colaboradores diretos, desde que concordem com as políticas de uso e procedimentos e demais regulamentações aplicáveis. Do mesmo modo, os serviços  também estão disponíveis a pesquisadores de outras instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras, bem como à indústria e empresas particulares.

É altamente recomendado aos usuários interessados em utilizar o microtomógrafo que discutam antecipadamente com o técnico operador do equipamento sobre sua intenção de estudo da amostra, para garantir a adequação do serviço às suas necessidades, bem como, quando aplicável, receber orientações sobre uso de substâncias contrastantes para análises de tecidos moles (encéfalo, musculatura, glândulas, etc.).

Formulário de Solicitação de Serviço de Digitalização e Processamento de Imagens deve ser enviado com antecedência mínima de 15 dias, incluindo a descrição das necessidades do estudo em questão e informações de contato do requerente. Os dados do Formulário serão usados para cadastramento, agendamento, adequação e predefinição dos parâmetros de configuração do equipamento para análise da amostra. Dependendo das características da amostra e dos objetivos do estudo, o tempo de análise pode variar interferindo no próprio processo de agendamento. Dessa forma, é importante que o usuário tome este dado – tempo de análise – em conta quando solicitar o uso do equipamento.

As informações coletadas a partir do escaneamento e posterior análise via software são arquivadas no servidor principal do equipamento. Estes dados podem consumir em torno de 10 a 50 Gb (ou mais no caso de multi-scan) por amostra, dependendo de vários fatores. Assim, é indispensável que o usuário traga uma mídia de back-up próprio (HDD externo) com espaço suficiente para transferência dos dados, pois os mesmos ficarão armazenados no servidor por tempo limitado.

Especificações

Microtomógrafo Phoenix v|tome|x m microfocus da General Electric Company

Tamanho máximo da amostra: 50cm x 50cm

Peso máximo da amostra: até 50 kg

Potência máxima: até 300 keV e até 300mA

Saída de dados: arquivos Tiff (16bits)

Processamento de imagens

Reconstrução: Phoenix datos|x 2 reconstruction; GE Sensing and Inspection Technologies GmbH

Edição: VG Studio Max version 2.2.3.69611 64bits, Volume Graphics GmbH (www.volumegraphics.com)

Responsabilidade sobre a amostra analisada e dados adquiridos

A microtomografia computadorizada, embora seja uma técnica não-invasiva/não-destrutiva, utiliza emissão de radiação para gerar um mapa de atenuação de raios-x em uma amostra. Dependendo da amostra analisada, existe a possibilidade de reação ou alteração de suas características por influencia da radiação. Assim, cabe ao Solicitante verificar antecipadamente se a amostra de seu interesse possui alguma restrição ou limitação quanto ao uso de técnicas radioativas, assumindo integralmente a responsabilidade sobre qualquer alteração, dano ou perda, mesmo a longo prazo, que possa vir a ocorrer sobre as amostras/espécimes analisados.

Se a amostra a ser escaneada procede de uma instituição (museu, universidade, centro especializado, etc.), é da responsabilidade do Solicitante obter um documento de permissão declarada do representante legal da instituição para realização da análise no microtomógrafo, fornecendo tal permissão ao Laboratório de Microtomografia – MZUSP, para que a solicitação do serviço possa ser processada. Sem esta documentação o serviço não será executado.

Os dados e informações obtidas das amostras analisadas através da microtomografia computadorizada são informações virtuais inerentes a estas. Assim sendo, é recomendado ao Solicitante que os dados obtidos sejam integralmente entregues ao curador/responsável pelas mesmas em suas respectivas instituições.

Considerando que fatores como a capacidade e limitações do equipamento de microtomografia; expertise do corpo técnico do Laboratório; e inerentes à condição e características da amostra, podem interferir na qualidade dos resultados obtidos nas análises executadas, o Laboratório de Microtomografia – MZUSP não fornece nenhuma garantia, expressa ou implícita, acerca da aplicabilidade, qualidade de dados e/ou de imagens para qualquer finalidade específica.

Exemplo de citação dos créditos sobre a digitalização, processamento de imagens e dados resultantes das análises e aquisições realizadas pelo Laboratório de Microtomografia – MZUSP:

“Os dados e imagens foram adquiridos no Laboratório Multiusuário de Processamento de Imagens de Microtomografia Computadorizada de Alta Resolução do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo”.

Pagamento por serviços

Os serviços de escaneamento são cobrados por hora/por espécime. Na hora cobrada conta-se também o tempo para preparação da amostra. Caso o procedimento de montagem e escaneamento ultrapasse 01 (uma hora) será cobrado outra hora cheia (mesmo que esta não seja usada em sua totalidade), não havendo dessa forma cobrança fracionada. O mesmo se aplica para escaneamentos inferiores a 01 (uma) hora, onde também será cobrada a hora “cheia”.

Os Solicitantes de serviços do Laboratório de Microtomografia – MZUSP devem pagar em tempo hábil os serviços executados, exceto aqueles que são designados com antecedência para realizarem os Testes de Escaneamento, conforme descrito acima.

Ao final dos procedimentos solicitados neste formulário, o Solicitante será informado sobre a conclusão das análises e (se aplicável) receberá as instruções para pagamento do(s) serviço(s). O pagamento deverá ser efetuado após a execução do(s) serviço(s) no prazo determinado.

A disponibilização dos dados e imagens ao Solicitante está vinculado à apresentação do comprovante de pagamento, quando aplicável.

Click aqui para acessar o formulário de solicitação