EXPOSIÇÃO 4 EM 1: MUSEUS DA USP

EXPOSIÇÃO 4 EM 1: MUSEUS DA USP

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus 2023 (18 de Maio) o Conselho Internacional de Museus (ICOM) elenca o tema “O Poder dos Museus”, através do qual busca despertar na população o hábito de visitar e apreciar essas importantes instituições.

A Universidade de São Paulo detém importantes coleções museológicas sob a salvaguarda de seus museus universitários.

Mas você sabe o que são museus universitários? O que têm em comum? Para responder estas perguntas os 4 museus estatutários da USP – Museu de Zoologia (MZ), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Paulista (MP) e Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) – se reuniram para elaborar um projeto de pesquisa que ao longo de cinco anos investigou o chamado Ciclo Curatorial, uma rede de ações comum a todas as instituições dessa natureza.

A pesquisa contou com o envolvimento de 117 pessoas, distribuídas entre 12 subprojetos, que reuniram estudos de casos capazes de evidenciar as várias dimensões desses processos. Um dos resultados desse gigantesco esforço é a exposição “4 em 1: museus da USP”, que será inaugurada neste sábado no MAC. Através dela os visitantes poderão conhecer como cada um dos museus estatutários da USP, mesmo em seus perfis tão distintos, atua no tratamento curatorial de seus acervos: coleta, identificação, processamento e difusão.

A exposição busca também enfatizar os museus da USP como centros de pesquisa de excelência e produção de conhecimento perante a comunidade universitária e a sociedade. O projeto “Formigas do estado de São Paulo”, de pós-doutorado da pesquisadora Mônica Antunes Ulysséa, realizado no âmbito do Laboratório de Hymenoptera do MZ, irá representar o Museu de Zoologia neste projeto.

Também participaram deste projeto: @andradetami_ e @sasa_santos04. @livia.2p, Isabel Landim e Felipe Alves Elias (ambos DDC MZ), e Carlos Brandão participaram na preparação da exposição. Julian Katzke, Alexandre Casadei Ferreira, Thomas van de Kamp e Evan Economo, do Okinawa Institute of Science and Technology (Japão) e Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha), colaboraram produzindo e cedendo vídeo sobre a produção de dados digitais de formigas, utilizando Microtomografia Computadorizada.