A Seção Técnica de Informática do Museu de Zoologia é responsável pelo gerenciamento do parque computacional patrimonial (incluindo oriundos de recursos de agências de fomento e de uso administrativo).
Para equipamentos não USP (particulares), a configuração dos mesmos serão de responsabilidade do usuário. O suporte técnico se restringirá a orientações de como proceder, portanto, qualquer tipo de suporte não é de responsabilidade do setor.
O parque computacional do Museu de Zoologia é composto por microcomputadores, notebooks, impressoras, scanners, servidores, vídeo conferência, equipamentos de rede cabeada e sem fio.
Trata-se de equipamentos de propriedade pública e sua utilização deve respeitar as normas de seguranças estipuladas pelas portarias e normas estabelecidas pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP.
EM DESTAQUE:
- Prioridades no atendimento da STI do MZUSP:
1- Interrupção no acesso a internet ou rede local;
2- Incidentes de segurança;
3- Micro sem funcionar - Os serviços e recursos computacionais do Museu de Zoologia são voltados apenas para atividades acadêmicas e administrativas, salvo autorizações especiais concedidas formalmente por sua Diretoria e limitadas a usos privativos.
- PORTARIA GR Nº 3662, DE 12 DE JANEIRO DE 2006 – Dispõe sobre os administradores e usuários dos sistemas computacionais da USP.
- RESOLUÇÃO Nº 4754, DE 10 DE MAIO DE 2000 – Dispõe sobre a aquisição de equipamentos computacionais, o controle patrimonial de licenças de programas de computador e a instalação de software em equipamentos computacionais da Universidade. Portanto a STI do Museu de Zoologia fica proibida de instalar qualquer Software não licenciado.
A Seção Técnica de Informática do Museu de Zoologia se reserva o direito de suspender o acesso do equipamento que estiver consumindo excessivamente o link de internet, em caso de existência de programas maliciosos nos equipamentos autorizados, tais como: vírus, spyware, worms, entre outros.
A Seção Técnica de Informática do Museu de Zoologia se reserva o direito de cancelar o serviço de rede sem fio e cabeada sem aviso prévio.
O não cumprimento das referidas normas ocasionará na punição na forma do Regime Disciplinar previsto no Decreto 52.906, de 27 de março de 1972 e na legislação civil e penal, a que estão sujeitos os membros dos corpos discente e docente da Universidade.
Atividades e Serviços da Seção Técnica de Informática (STI) do Museu de Zoologia
A Seção Técnica de Informática do Museu de Zoologia é responsável por gerenciar e manter toda a infraestrutura tecnológica necessária para o funcionamento eficiente do museu. Suas atribuições abrangem desde o suporte aos utilizadores, audiovisual até a gestão de servidores e segurança digital. A seguir, destacam-se as principais atividades:
1. Gestão de Rede:
A STI gerencia a rede cabeada e sem fio, garantindo conectividade estável e segura em todos os prédios do Museu. Isso inclui a instalação e manutenção de roteadores, switches e pontos de rede, assim como a atualização desses equipamentos para atender à demanda de usuários. O parque de equipamentos de rede hoje encontra-se com mais de 50 switchs e mais de 40 Wifi, além de servidores de gerenciamento e segurança do tráfigo de dados.
2. Segurança da Informação:
A Seção Técnica de Informática implementa soluções de segurança para proteger os dados e a rede do Museu de Zoologia contra ameaças cibernéticas. Isso inclui o uso de firewalls e sistemas de monitoramento.
A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é garantida por meio de políticas e medidas de segurança criada pela Informática e publicadas no site do museu.
A equipe também é responsável pela resolução de incidentes de segurança reportados pelo CERT.br e pelo monitoramento do tráfego de rede. Além disso, mantém sistemas de controle de acesso, assegurando uma infraestrutura segura e eficiente.
3. Suporte:
A Seção Técnica de Informática éresponsável pela gestão de chamados recebidos por e-mail ou outros canais, pela atualização das listas de docentes e funcionários, e pela documentação de procedimentos e tarefas inéditas, assegurando continuidade e organização das operações.
Oferece apoio na aquisição de equipamentos e softwares, auxiliando na descrição dos mesmos para solicitações no Sistema USP.
O setor oferece suporte técnico aos usuários, solucionando problemas relacionados a hardware e software, além de gerenciar sistemas operacionais e aplicações essenciais para as atividades do Museu, incluindo a administração, instalação e configuração de impressoras, equipamentos de Registro de ponto, telefones VoIP, e câmeras.
4. Infraestrutura Audiovisual:
A STI é responsável pela manutenção e atualização dos equipamentos audiovisuais, garantindo qualidade nas apresentações e eventos presenciais e online. Isso inclui a instalação de projetores, sistemas de som e câmeras de videoconferência.
5. Servidores:
A equipe realiza a manutenção de sistemas de backup do servidor de armazenamento dos dados das coleções do MZ, assegurando a integridade e a recuperação de dados críticos.
É responsável pela instalação, configuração gerenciamento e atualização de servidores essenciais para o funcionamento do Museu. Isso inclui o Servidor de Backup Automático, com soluções locais e na nuvem USP, o servidor de gerenciamento dos pontos de acesso (APs), além de servidores de câmeras, de gerenciamento de rede, de segurança da rede, de antivírus e de máquinas virtuais. A seção também administra servidores remotos, como o SharePoint, utilizado para a intranet e gestão de processos internos da STI (Seção Técnica de Informática), e o servidor de hospedagem da página institucional. Além disso, é responsável pela administração do cluster HPC (High-Performance Computing).
6. Serviço de CFTV:
O setor de informática do Museu de Zoologia é responsável pela infraestrutura tecnológica que sustenta nosso sistema de segurança.
Instalamos e configuramos servidor CFTV, projetamos e implementamos a redes para transmitir as imagens, e selecionamos os equipamentos de rede mais adequados para garantir a estabilidade do sistema. Além disso, somos responsáveis por instalar e configurar o software de gerenciamento, que permite monitorar as câmeras em tempo real e gravar as imagens de forma segura.
Monitoramos o sistema em busca de falhas e problemas, realizamos manutenções preventivas e corretivas no equipamento e aplicamos as atualizações de software mais recentes para garantir o melhor desempenho do sistema.
Por fim, oferecemos suporte técnico aos usuários do sistema, resolvendo problemas que possam surgir.
A Seção Técnica de Informática estabelece as seguintes prioridades para o atendimento em situações críticas:
- Interrupção no Acesso à Internet ou Rede Local: Situações que comprometam a conectividade devem ser tratadas com urgência para restabelecer o funcionamento adequado.
- Incidentes de Segurança: Qualquer incidente que coloque em risco a segurança dos dados ou sistemas deve ser abordado imediatamente para proteger informações sensíveis.
- Microcomputador Parado ou Sem Acesso à Internet: Quando um microcomputador apresenta falhas que impedem o acesso à internet, é essencial priorizar a resolução para garantir a continuidade das atividades.