A celebração da teoria da evolução e das idéias de Darwin devem ter acontecido de forma não organizada muitas vezes desde a publicação do “Origem das Espécies”. Suas idéias extrapolaram, os limites da biologia, influenciando várias outras áreas do conhecimento como a psicologia, a filosofia e a antropologia.
Entretanto, o esforço para que o aniversário de Darwin seja uma data símbolo, através de atos públicos é recente. Começou em 1995, quando foi realizado o primeiro evento “oficial” na Stanford University (EUA). No Brasil, o Museu de Zoologia foi pioneiro nas comemorações do Darwin Day, tendo marcado o inicio das celebrações em 14 de fevereiro de 2005, com um evento realizado em uma parceria entre o museu e a Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro.
Em 2006, o evento chegou também ao calendário paulista, sediado no próprio museu. Desde então oferecemos todos os anos, durante o mês de fevereiro, uma programação especial que busca enfatizar, através da figura simbólica do naturalista, a importância da teoria evolutiva para nossa compreensão não apenas sobre a origem e dinâmica da biodiversidade, como também sobre nosso papel neste contexto.
2011 2012 2013 2016 2017 2017
Para mais informações, acesse periodicamente nosso segmento Acontece no Museu ou curta nossa página no Facebook.