Mario César Cardoso de Pinna

Avenida Nazaré, 481 Ipiranga
04263-000 São Paulo, SP, BRASIL

Perfil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Evolutionary Biology pela City University of New York/American Museum of Natural History (1993) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atua na área de Zoologia, com ênfase em ictiologia (Taxonomia dos Grupos Recentes), principalmente na sistemática e filogenia de Siluriformes e Clupeiformes. Também tem alguma atuação em sistemática teórica e na divulgação da teoria da evolução. É pesquisador Associado do American Museum of Natural History (Nova York) e da Smithsonian Institution (Washington DC). Entre julho de 2014 e julho de 2015 foi Professor e Pesquisador Visitante no Muséum National d’Histoire Naturelle, Paris. Atua também como Editor Associado do Zoological Journal of the Linnean Society, dos Papeis Avulsos de Zoologia e do Comitê Editorial do International journal of Ichthyology e da Revista Brasileira de Zoologia.

Linha de pesquisa

Sistemática e filogenia de Siluriformes e Clupeiformes
Sistemática teórica e na divulgação da teoria da evolução

Atividades acadêmicas