Serviço de Invertebrados

Malacologia

/
Malacologia

Você sabia que a Coleção de Moluscos do MZUSP é a maior do gênero na América Latina? É um tesouro com mais de 165.000 lotes e um impressionante milhão e meio de espécimes.

Esses exemplares notáveis vêm de todo o mundo, mas destacam especialmente a região Neotropical e a costa atlântica ocidental. O que é ainda mais fascinante é que esta coleção abriga mais de 1.300 exemplares-tipo, que são como o “padrão ouro” para identificar diferentes espécies de moluscos. A Coleção de Moluscos do MZUSP continua crescendo à medida que recebe novas coleções e projetos de pesquisa, muitas vezes por meio de compras ou trocas. Esta constante expansão torna a coleção cada vez mais significativa no mundo global da Malacologia, a ciência que estuda os moluscos. Aqui está uma informação interessante: cerca de dois terços dos espécimes são mantidos em um processo especial “úmido”, armazenados com segurança em frascos exclusivos dentro de armários deslizantes.
Se você estiver curioso para saber mais ou explorar esse incrível mundo dos moluscos, o curador mantém um site onde você pode encontrar informações sobre os moluscos e até baixar trabalhos de pesquisa em http://www.moluscos.org/index.html.
Para quem quiser se aprofundar ainda mais, também pode acessar edições anteriores da “MALACOPEDIA”, revista que se aprofunda em temas fascinantes sobre moluscos e Malacologia. Você encontrará essas edições para download em
http://www.moluscos.org/malacopedia_previous.html.

Seus lotes mais antigos datam dos anos 1880s, parte da coleção que Ihering trouxe da Europa, com cerca de 2.000 peças. Daquela época para a atualidade a coleção foi gradualmente crescendo, suscitando muitos estudos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Além do próprio Ihering, atuaram como curadores dessa Coleção, Frederico Lange de Morretes (década de 1930) e Eveline e Ernest Marcus (década de 1950), porém foi com a contratação de um curador específico para Mollusca na década de 1960 que a coleção sofreu maior incremento e organização, o Dr. José Luiz Moreira Leme e, posteriormente, a Dra. Lícia Penna-Neme.

Além do Dr. Leme, vários pesquisadores trabalharam intensamente na Coleção, sendo seus próprios alunos, ou visitantes, incrementando-a em espécimes e em dados. Após a aposentadoria do Dr. Leme, o Dr. Luiz Ricardo L. Simone passou a ser o curador responsável pela coleção. Nesta última década a coleção de Moluscos elevou os seus números de 36.000 lotes para a cifra atual, e passou a ser totalmente informatizada.

Morfologia, Paleontologia, Sistemática e Evolução de Mollusca
Prof. Dr. Luiz Ricardo Lopes de Simone
Telefone: (55) (11) 2065-8129

Simone Lira da Cruz
E-mail: simonelira@usp.br

Isac Balbino da Silva
E-mail: isacbalbino@usp.br

Tel: (11) 2065-8129

Entrar em contato sobre oportunidades de Pós-Graduação.