O Programa possui seis laboratórios de uso coletivo, de caráter multiusuário, e outros de uso específico, destinados às diversas especialidades. Todos encontram-se em pleno funcionamento e estão disponíveis para uso dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade.
Laboratório de Sistemática Molecular
O laboratório consiste de excelente espaço desenhado especificamente para o trabalho com biologia molecular. Estão disponíveis termocicladores para realização de reações de PCR (polymerase chain reaction), além de toda a infraestrutura necessária para preparação e análise de amostras (pipetadores, centrífugas, cubas de eletroforese, sistema de visualização de bandas eletrônico, balanças, autoclave, sistema de purificação de água, entre outros). O laboratório conta com um técnico de nível superior que auxilia na aplicação de técnicas moleculares dos projetos de pesquisa dos docentes e alunos do programa, bem como no treinamento de alunos que ainda não possuem experiência em trabalho de bancada com biologia molecular.
Laboratório de Processamento Computacional de Alto Desempenho
O laboratório consiste de uma sala climatizada especificamente desenvolvida para abrigar dois “clusters” de computadores para análises intensas. O sistema é capaz de executar os principais aplicativos para reconstrução filogenética necessários para os estudos desenvolvidos pelos participantes de nosso Programa e é também utilizado por docentes e alunos de outros Programas.
Laboratório de Histologia
O laboratório consiste de uma sala especificamente designada para preparações histológicas, equipada com capela para manipulação de substâncias tóxicas voláteis, microscópios e estereomicroscópios, infraestrutura para preparação de blocos para corte histológico, micrótomos para realização dos cortes e equipamento para realização da coloração de tais cortes. Conta com um técnico que supervisiona a utilização do laboratório e auxilia a preparação de cortes histológicos dos projetos de pesquisa de docentes e alunos do Programa.
Laboratório de Taxidermia
O laboratório consiste de um conjunto de quatro salas onde são prestados serviços relacionados à preparação de esqueletos, peles e peças taxidermizadas de animais para o MZUSP. O laboratório conta com dois técnicos que são responsáveis pela realização de todas as etapas do processo de preparação de material biológico que será incorporado aos acervos das coleções ou às exposições do MZUSP, atendendo diretamente às demandas de alunos e docentes do MZUSP no desenvolvimento de suas atividades didáticas e de pesquisa.
Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura
O laboratório é constituído pelos seguintes equipamentos, operados por uma servidora técnica de nível superior: microscópio eletrônico de varredura LEO 440 ZEISS, equipamento de metalização por sputtering, secador de ponto crítico e microscópio estereoscópico binocular. Esses equipamentos estão instalados em uma área do Museu de Zoologia da USP devidamente preparada para acondicioná-los, com sistema de climatização, rede elétrica de 220 V, potência de 3 KVA e nobreak para corrigir qualquer oscilação de energia que possa comprometer os equipamentos. Os serviços prestados pelo Laboratório de Microscopia Eletrônica visam a contribuir prioritariamente com a pesquisa desenvolvida pelos alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade, mas também atende diferentes grupos de usuários, pesquisadores e seus colaboradores diretos de outras Unidades da Universidade de São Paulo, de outras instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Os serviços são prestados conforme a demanda, respeitada a ordem prioritária de agendamento.
Laboratório de Microtomografia Computadorizada
A microtomografia computadorizada de alta resolução de raios-X é uma abordagem não invasiva e não destrutiva aplicada à quantificação e visualização de imagens bidimensionais (2D) ou tridimensionais (3D) de estruturas de material vivo ou preservado, com elevada resolução espacial. As imagens e dados resultantes fornecem informações sobre as diferentes propriedades dos materiais através da variação de densidade apresentada pelas suas partes. O laboratório está equipado com um microtomógrafo Phoenix v|tome|x m microfocus da General Electric (GE). Consiste em um dos scanners mais versáteis no mercado, abarcando uma vasta gama de resoluções chegando até 0.5 micrômetros. Sua versatilidade é vista também na variedade de tamanhos de amostras que podem ser analisadas: sua área de análise permite amostras de até 800 mm de tamanho e máximo de 50 kg. Estão ainda disponíveis um computador e o software próprio da GE que permite realizar medidas de volume com alta precisão. O laboratório conta com um técnico de nível superior que supervisiona a utilização do equipamento e auxilia na obtenção e preparação das imagens.