Menu

Regulation 7851/2019

São apresentados abaixo um resumo dos compromissos e prazos mais importantes e que costumam gerar mais dúvidas nos alunos. Além desse resumo, deve-se consultar também os Regulamentos e Regimentos completos disponíveis nos links abaixo:

MATRÍCULA

Alunos recém ingressados devem procurar a Secretaria Acadêmica para fazer sua primeira matrícula.

Até o final do curso, é obrigatória a renovação semestral das matrículas no Sistema Janus. Antes do início de cada semestre, todos os alunos receberão mensagem automática do Sistema Janus que indicará o período no qual os alunos deverão fazer suas matrículas nas disciplinas disponíveis. Caso o aluno decida que não irá cursar nenhuma disciplinas naquele semestre, ele deve assinalar a opção Matrícula de Acompanhamento. A não renovação semestral de matrículas pode resultar no desligamento automático do aluno.

CRÉDITOS

O aluno deve totalizar um mínimo de unidades de créditos em disciplinas conforme, sendo 20 para Mestrado e Doutorado e 40 para Doutorado Direto. 

É possível ainda solicitar à CPG créditos especiais que poderão ser contabilizadas no total de créditos em disciplinas. As atividades passíveis de receberem créditos especiais são: 

Mestrado
20 Créditos
Doutorado
20 Créditos
Doutorado Direto
40 Créditos

1 crédito por trabalho completo em revistas de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado

1 crédito por livro ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área de conhecimento do Programa

1 crédito por trabalho completo em revistas de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido e sistema referencial adequado

Fique atento às seguintes restrições:

Poderão ser concedidos, no máximo, 2 créditos especiais para os cursos de Mestrado e Doutorado e 4 o Doutorado Direto

As atividades deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o aluno estiver regularmente matriculado no curso

PRAZOS

Os cursos envolvem vários compromissos que precisam ser atendidos em prazos máximos específicos. O não cumprimento dessas exigências pode resultar no desligamento automático do alunos e/ou na devolução de todas as mensalidades recebidas da bolsa.

Mestrado

Prazos máximos

Proficiência em Português*
12 meses
Qualificação**
Não se aplica
Matrícula Preparação PAE***
Não se aplica
Matrícula PAE***
Não se aplica
Depósito da Dissertação
24 meses

Doutorado

Prazos máximos

Proficiência em Português*
12 meses
Qualificação**
24 meses
Matrícula Preparação PAE***
30 meses
Matrícula PAE***
40 meses
Depósito da Tese
48 meses

Doutorado Direto

Prazos máximos

Proficiência em Português*
12 meses
Qualificação**
24 meses
Matrícula Preparação PAE***
42 meses
Matrícula PAE***
52 meses
Depósito da Tese
48 meses

* Somente para alunos estrangeiros.

** O aluno precisa cumprir ao menos 50% dos créditos mínimos exigidos em disciplinas para inscrição no Exame de Qualificação.

*** Exigência a todos os alunos que obtiveram bolsa CAPES, ainda que por curto período.

QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação é obrigatório para os alunos de Doutorado e Doutorado direto e visa, primordialmente, avaliar o andamento do projeto, a adequação dos resultados parciais obtidos e a exequibilidade das etapas subsequentes. O exame consiste em uma exposição oral e apresentação de um texto sobre o projeto de pesquisa. O orientador não pode fazer parte da banca examinadora. Caso sejam detectados problemas na execução do projeto, a banca pode sugerir adequações no projeto e o acompanhamento mais detido por parte da CPG.

Texto em sinopse

Entre 5 e 7 páginas relatando os progressos alcançados até o momento, constando obrigatoriamente: introdução; detalhamento dos progressos realizados, dos resultados parciais obtidos no período, justificando eventuais alterações no projeto ou em sua execução, e discutindo eventuais dificuldades surgidas ou esperadas na realização do projeto; plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes .

Apresentação oral e arguição

Exposição oral sobre o projeto de pesquisa, com duração entre 20 e 40 minutos, mediante banca examinadora. Após a exposição oral pelo candidato, a banca examinadora iniciará a discussão com o mesmo e deverá levar em conta, no seu julgamento, se as finalidades do exame de qualificação foram alcançadas. Cada membro da banca examinadora tem, no máximo 40 (quarenta) minutos para a sua arguição.

ATENÇÃO: O aluno precisa ter cumprido ao menos 50% dos créditos mínimos exigidos em disciplinas para inscrição no Exame de Qualificação.

DISSERTAÇÕES E TESES

O trabalho final nos cursos de Mestrado e Doutorado (inclusive o Doutorado Direto) será na forma de Dissertação e Tese escrita, respectivamente. O formato das Dissertações e Teses deve observar o disposto no documento “Orientação para apresentação de Dissertações e Teses no Museu de Zoologia”, disponível na página eletrônica do Programa.

O depósito dos exemplares será efetuado pelo(a) candidato(a) no Serviço de Apoio Acadêmico do MZ até o final do expediente do último dia do seu prazo regimental. O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa.

Dissertação de Mestrado

Voltado primordialmente para egressos de Graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins

Tese de Doutorado

Para para portadores de título de Mestre preferencialmente em Zoologia ou áreas afins